domingo, 24 de junho de 2012

Austrália irrita ambientalistas ao adiar proteção a coalas


O governo australiano irritou ambientalistas esta semana após adiar novamente a decisão sobre a possibilidade de adicionar o coala ¿ um símbolo nacional ¿ na lista das espécies ameaçadas de extinção no país. Em 2011, uma investigação do Senado apontou que existem apenas 43 mil exemplares da espécie na Austrália. As informações são da rede CNN.
Milhões de coalas foram mortos desde a chegada dos colonos europeus no século 18. No início do século 20, a caça liberada também ajudou a dizimar a espécie e, nas últimas décadas, muitos animais morreram em decorrência da destruição do habitat natural e por doenças. Muitos ainda são vulneráveis a incêndios florestais e secas.
No entanto, o ministro do Ambiente, Tony Burke, disse que precisa de dez semanas para considerar novas informações do Comitê Científico de Espécies Ameaçadas (TSSC). É a segunda vez que a decisão foi atrasada, já que estava inicialmente prevista para outubro. "Eu não posso definir uma lista de espécies ameaçadas em toda a Austrália quando há muitos lugares onde o número coalas permanece elevado", afirmou o ministro em comunicado.
Atualmente, os coalas são listadas como "vulneráveis" na legislação estadual de Queensland e New South Wales, e como "raros" no sul da Austrália. No entanto, não foi concedida nenhuma proteção adicional na legislação federal. Ativistas afirmam que uma lista nacional é necessária porque os governos estaduais não têm conseguido atuar frente ao declínio da população.

0 comentários:

Menu Rápido

As mais lidas

Coalize você também!

Coalize no Facebook